Constelação Familiar é uma terapia integrativa criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas feitas com famílias, empresas e organizações. Busca dissolver os padrões comportamentais que, de alguma maneira, impedem o nosso desenvolvimento. ObjetivA resolver conflitos com base na tese de que somos parte de um sistema e que, para que tenhamos sucesso em diferentes aspectos da vida, ele precisa estar em equilíbrio.
É uma técnica de psicoterapia, que já foi adotada inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS), como parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) voltadas, principalmente, para a prevenção de doenças como a depressão. Já o Judiciário utiliza para a resolução de conflitos. A Constelação Familiar pode ser feita individualmente ou em grupo, presencialmente ou online e não está ligada a nenhuma religião.
Traz para a consciência aquilo que, de alguma forma, influenciou nossas vidas e que não lembramos – seja por um bloqueio mental ou, ainda, porque aquele padrão comportamental faz parte da nossa ancestralidade com a qual não tivemos contato. Quando trazidas à consciência, essas informações ficam claras e promovem o equilíbrio do sistema