ACUPUNTURA

Uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, existente há mais de cinco mil anos, a Acupuntura  está fundamentada no conceito Ying e Yang — quando duas forças ou energias opostas se complementam — e nos cinco elementos da natureza — fogo, terra, metal, água e madeira —, também presentes no ser humano. Parte do princípio de que as doenças são causadas por um desequilíbrio em uma força vital invisível. Através da inserção de agulhas bem finas em pontos específicos na superfície da pele há uma mobilização de energia no corpo do paciente para restaurar o equilíbrio energético, a partir da qual doenças são tratadas ou mesmo prevenidas. 

Equilibra e harmoniza a energia interna do organismo com as energias do ambiente, auxiliando no tratamento de doenças e proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar.  

A Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive, reconhece que a acupuntura atua de forma eficaz em diversas dores crônicas/patologias como depressão, cefaleias, enxaquecas, gastrites, tendinites, capsulite, bursite, artrite, artrose, neurites, paralisia facial, pressão alta ou baixa, problemas circulatórios, cardiorespiratórios, digestivos, genito-urinários, emocionais, etc. 

A acupuntura ainda pode ser adotada para auxiliar/complementar tratamentos de Parkinson, fibromialgia, síndromes nervosas, tabagismo, síndromes locomotoras, na gestação, na facilitação do parto, nas síndromes respiratórias, etc.